Reunidas em uma ilha, destilarias repletas de história e tradição que representam algumas das mais importantes destilarias do mundo. Conheceremos todas as destilarias da ilha de Islay e da ilha de Jura.

 

AVISO IMPORTANTE

Não espere um tour básico em cada destilaria… Somente visitações e atividades PREMIUM, incluindo degustações de exemplares raros!

 

 

Ardbeg Distillery


Conhecida por seus whiskies turfados, situa-se em Port Ellen, região sul de Islay. Essa destilaria bi-centenária, fundada em 1815, costuma ter seus whiskies premiados entre os melhores do mundo.

Link: www.ardbeg.com

 

Bowmore Distillery


Uma das mais antigas destilarias de toda a Escócia, foi fundada em 1779. Situa-se em Bowmore, “capital” da Ilha de Islay, e atualmente pertence ao grupo japonês Suntory. A Bowmore é uma das poucas destilarias que ainda realiza maltagem em suas instalações.

Link: www.bowmore.com

 

Bruichladdich Distillery


Destilaria interessantíssima situada ao noroeste da baía de Loch Indaal, próxima à cidade de Port Charlotte. Fundada em 1881, trocou inúmeras vezes de proprietário antes de se firmar como uma das mais desejadas destilarias por apreciadores de whisky. A Bruichladdich afirma que o terroir tem impacto no whisky e, assim, valoriza a seleção e rastreabilidade dos grãos bem como o processo de produção. Assim como a destilaria, seus whiskies são cheios de personalidade.

Link: www.bruichladdich.com

Bunnahabhain Distillery


Se por um lado a Bunnahabhain Distillery não tem tanta fama como as vizinhas da ilha, por outro lado é supreendente para quem não a conhece. Sua capacidade produtiva é alta (embora não seja utilizada em sua plenitude) e seus whiskies tendem a ser mais leves e sem tanta presença de turfa. Uma jóia escondida.

Link: www.bunnahabhain.com

 

Caol Ila Distillery


A maior da ilha e uma das grandes da Escócia, essa destilaria é de fundamental importância para os blends da Diageo, sua atual proprietária. Seus whiskies, costumeiramente turfados, dão um toque especial aos Johnnie Walkers.

Link: www.malts.com/en-row/distilleries/caol-ila

 

Lagavulin Distillery


Também pertencente à Diageo (Johnnie Walker) e situada na bela Lagavulin Bay, seus whiskies conquistam fãs por sua qualidade. Lagavulin por vezes aparenta uma estrutura fortaleza, garantindo a segurança da baía. Mesma função do castelo de Dunyvaig, hoje em ruínas, situada de frente para a destilaria.

Link: www.malts.com/en-row/distilleries/lagavulin

 

Laphroaig Distillery


Não por acaso, uma das mais famosas destilarias da ilha e de toda Escócia. Seus whiskies de caráter medicinal conquistam e criam amantes de whisky mundo afora. É a única destilaria com autorização real (Royal Warrant) assinada pelo Príncipe Charles que, por sinal, é fã de Laphroaig.

Link: www.laphroaig.com

 

Kilchoman Farm Distillery


Ser a mais nova das destilarias de Islay não significa abandono das tradições. Na verdade, a Kilchoman Farm Distillery resgata a tradição de que o whisky era produzido na fazenda de cevada, e não numa instalação industrial (destilaria). É uma destilaria que abre os horizontes e permite uma compreensão profunda do sentido do whisky na história e na comunidade de Islay. Imperdível!!!

Link: www.kilchomandistillery.com

Jura Distillery


Como se não bastassem as destilarias de Islay, vamos dar um pulo na ilha vizinha, Isle of Jura, e conhecer a Jura Distillery. Nessa ilha de paz e silêncio, tudo é único: uma vila, uma estrada, uma destilaria. Com uma população de menos de 200 habitantes e quase 6000 cervos, a Jura Distillery movimenta a economia e o turismo local, com whiskies tão pitorescos quanto a ilha!

Link: www.jurawhisky.com